sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Torta Holandesa?

Há dias em que estou mais curiosa do que o normal. A idéia era fazer uma torta de limão, mas como o Amor pediu torta holandesa, pois é uma das sobremesas que ele mais gosta (Acho que está no Top 3), e eu não tive coragem de recusar...lá vamos nós, Torta Holandesa de sobremesa!
Comecei a pesquisar uma receita nos meus livros e na internet, e lembrei da minha viagem à Holanda em 2008, percebi que não vi e nem comi nenhuma torta parecida lá, e olha que eu sou uma daquelas turistas que gosta de conhecer o que os habitantes do país comem.
Pois bem, resolvi pesquisar as origens dessa torta na internet e não achei nada, além do nome é claro, que fosse relativo a origem holandesa. O que eu fiz? Liguei para a embaixada da Holanda, é claro! Conversei com uma moça, super simpática por sinal, ela respondeu que essa torta não tem origem holandesa mesmo, que foi uma torta criada no Brasil e colocaram o nome de torta holandesa (Achei algumas informações que a origem é de Campinas, acredita?). Então olha que coisa boa, os créditos são todos nossos, dos Brasileiros!

Holandesa ou não, a torta é uma delícia! A receita é muito fácil também, consegui aqui e fiz algumas adaptaçõese o mais o legal é que não faz sujeira na cozinha...mas o único problema que eu encontrei nela, é que não dá para comer logo depois de pronta, um pecado por que dá vontade... ela precisa ficar na geladeira por aproximadamente umas 8 horas. Mas dá para aguentar, vale a pena! Então o ideal é fazer a noite e servir no almoço de amanhã. Seus convidados ficarão surpresos e com certeza irão repetir!

Portanto, vamos lá...Party time!





Tempo de preparo: 30 Minutos + 8 Horas (Tempo de resfriamento)
Serve: 8 Pessoas

Ingredientes para a base:
200g de bolacha maizena triturada (Ou alguma sem recheio de sua preferência)
5 colheres (Sopa) de manteiga sem sal amolecida
Bolachas amanteigadas cobertas com chocolate

Ingredientes para o recheio:
200g de chocolate branco picado
300g de creme de leite
200g de cream cheese em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (chá) de gelatina sem sabor
2 colheres (chá) de água (Para hidratar a gelatina)
2 claras batidas em neve

Ingredientes para a cobertura
50g de chocolate ao leite picado
80g de chocolate meio amargo picado
150g de creme de leite

Modo de preparo
1. Junte a manteiga sem sal com as bolachas trituras e misture bem até formar uma farofa úmida. Disponha as bolachas cobertas com chocolate nas laterais de uma forma com fundo removível com diâmetro de 22cm (Eu não tinha, então usei uma de 18cm, sobrou e fiz duas tacinhas pequenas também). Forre o fundo da forma com a farofa obtida e pressione para juntar, tome cuidado para não quebrar os biscoitos que estão na lateral. Leve a geladeira enquanto prepara o recheio.

2.Bata o cream cheese com o açúcar até ficar bem cremoso. Reserve. Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no microondas e agregue o creme de leite, misture bem. Acrescente à mistura de cream cheese o chocolate com creme leite e a baunilha, misture bem com ajuda de uma espátula. Hidrate a gelatina na águae leve ao microondas por 10 segundos. Junte a gelatina ao creme e misture bem (A gelatina não pode ficar com gruminhos). Incorpore delicadamente as claras em neve, primeiro agregue uma colher grande ao creme e depois o restante das claras. Leve a geladeira po aproximadamente 8 horas.

3. Derreta os dois tipos de chocolate e acrescente o creme de leite, misture bem. Disponha a ganache sobre a torta já gelada e leve a geladeira por alguns instantes para firmar.



Prontinho, viu como foi fácil? Apesar do recheio levar cream cheese, ele não fica parecido com um CheeseCake. O que eu mais gostei dessa receita é que não ficou muito gordurosa como as receitas tradicionais pois não leva margarina.

Também sei que é mais uma das receitas que engordam, mas vocêm podem fazer para um almoço e comer só uma fatia...só para matar a vontade...afinal de contas, ninguém é de ferro!

7 comentários :

  1. Oi Stefânia

    Brigado pelo seu comentário lá no Ducs Amsterdam :)

    Achei legal entrar no seu blog e dar de cara com uma torta holandesa, hehe. É realmente uma delícia e deu vonta de de morder a foto :)

    Nós (eu e a Carla, minha esposa) só descobrimos que a torta não era holandesa quando nos mudamos pra Holanda. Quando a Carla perguntou, eles ficaram totalmente surpresos. Pra eles, a torta holandesa é a típica torta de maçã (uma delícia também).

    Aliás, a Carla publicou uma receita da torta de maçã holandesa no food blog dela, o Entre Panelas.

    Uma coisa engraçada é que um dia aqui no restaurante do IKEA eu vi eles anunciando como sobremesa do dia uma "torta brasileira" (Brazliaansetaart). Era uma torta que nunca vi no Brasil, hehe.

    Agora, fiquei curioso em saber dessa origem campineira da torta, depois conta mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!

    Brazliaansetaart, é? Essa eu queria ver! rsrsrsrsrs.

    Adorei o seu blog, dá para relembrar um pouco mais da Holanda e matar um pouquinho da saudade...mesmo que seja pelas fotos...

    Quanto ao blog da Carla...delicioso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Stefânia, pela visita e pelo elogio.
    Numa próxima tentativa vou colocá-la na forma de tamanho apropriado para ter uma altura mais apresentável, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá querida, faço muito esta torta de uma receita um pouquinho diferente, sem o cream cheese. Fiquei curiosa para experimentar esta receita! Abraços, Michele

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita, parece deliciosa. Amo torta holandesa. Mas, acredita que eu nunca tentei fazer em casa? Eu sempre passo na Doceria Holandesa (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/padarias-docerias/docerias---chocolates/doceira-holandesa-1) e trago pra casa. A torta holandesa de lá é uma das melhores que já comi. O mais legal é que eles vendem em potinhos, porção única, bom pra quem mora sozinho. Vou testar. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Stefânia, estou achando seu blog muito legal! Meu filho/nora moraram alguns anos no Canadá (Guelph, perto de Toronto) e meus netos nasceram aí. Estive muitas vezes por essas bandas e a-do-rei tudo, principalmente o frio e as nevascas...hehehe.

    Antes de botar a mão na massa para fazer essa delícia, quero te fazer uma pergunta: será que posso substituir o açúcar por leite condensado? Porque comi uma quase igual que levava leite condensado e estava show!

    Abs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Edna! Tudo bem?

      Que legal saber que você já esteve por aqui! O Canadá é um país muito bonito, não é mesmo? O frio já está chegando por aqui...a neve já começou a dar o ar da graça...mas eu também gosto muito!

      Sobre a receita, eu nunca usei leite condensado. Como não vai ao forno, eu não acredito que a textura fique a mesma depois da substituição. Desculpe não poder te ajudar!

      Bom, se por acaso você testar, depois vem aqui e me conta, tá?

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...