quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Croque-Monsieur - O mais francês dos sanduíches


Dizem que a cozinha francesa é a mais clássica e chique de todas, não é? Bom, então podemos dizer que estamos chiques! Pois hoje teve uma jantar francês aqui em casa.
Tá, não foi bem um jantar...foi um lanche! Mas continua sendo francês, e de acordo com os críticos, continua sendo chique!
Embora seja um sanduíche, o croque-monsieur, o mais famoso sanduíche da França, é também servido como uma refeição em Paris, uma saladinha e um pedaço do delicioso sanduíche e pronto! Uma refeição rápida, barata e deliciosa! Sua origem data de 1910 e de lá para cá já foram desenvolvidas diversas variações do sanduíche francesinho, com ovos, molho bechamel, frango ao invés de presunto...e por aí vai. A minha receita preferida é a que fiz hoje, uma das mais clássicas e que consegui em um dos livros da Nigella (que agora sou fã!) O amor queria dar uma brasileirada no sanduba e me pediu para colocar mortadela defumada...mas hoje eu resolvi ficar fiel as origens e usei presunto mesmo. Sorry Meu Amor! Mas fica a critério e fome de cada um, façam conforme seu apetite mandar.
No fim das contas eu sempre chego a mesma conclusão...os franceses sabem o que é bom! Eu nunca duvidarei disso!



Tempo de preparo: 15 minutos (Mais 25 minutos de forno)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

8 fatias de pão (Eu usei uma baguete)
8 fatias de presunto de boa qualidade
16 fatias de queijo gruyère
50g de mostarda (Eu usei mostarda Dijon)
3 ovos
80ml de leite
50g de queijo gruyère ralado no ralo grosso
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte cada uma das fatias com a mostarda Dijon e disponha 4 fatias de pão sob uma assadeira. Intercale sob cada fatia de pão, uma fatia de queijo, uma de presunto e mais uma fatia de queijo. Termine com a fatia de pão restante. Pressione bem cada sanduíche. Em uma tigela bata os ovos e acrescente o leite e a pimenta do reino a gosto. Misture bem. Despeje sob os pães e cubra a assadeira com um filme plástico. Deixe descansar na geladeira por aproximadamente 5 a 10 minutos.
2. Retire o filme plástico, salpique o queijo gruyère ralado sob os pães e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Sirva quente acompanhado de uma saladinha verde.

Dica: Você pode fazer o sanduíche e deixar na geladeira de um dia para o outro coberto com o filme plástico. No dia seguinte retire o filme plástico e leve ao forno...os sanduíches ficarão muito mais macios dessa forma...hummmmm!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...