domingo, 6 de junho de 2010

Panquecas Para Uma Manhã Fria de Domingo


Dia nublado, temperatura finalmente ficando baixa, cama quentinha, Amor do lado...hummmm! Me dê pelo menos algum motivo para acordar cedo?! Não tem, não é?! Eu também acho!
Nesse clima de manhã de domingo, eu levantei um pouco mais tarde (mais uma vez...as 10:00h) e fui para a cozinha preparar um café da manhã bem gostosinho para mim e para o Amor. Uma surpresinha dessas é sempre bem-vinda...acordar quem amamos com comida fresquinha e bem gostosa, concordam?
Pois bem, as panquecas só provadas até hoje nos Estados Unidos foram a escolha da vez. O Amor sempre se lembra das panquecas e dos Waffles de Boston, que são pra lá de deliciosos! Eu resolvi então tentar as panquecas por que não tenho máquina de waffles aqui. E cá entre nós, uma excelente escolha, pois são rápidas, deliciosas e muito versáteis!

Usei como calda o caramelo (butterscotch) que fiz para comer com pêra há dois dias, e como cobertura, apenas lindos e orgânicos morangos comprados para um bolo (que pelo visto não vai sair).

Acertei em cheio, pois o Amor comeu tudinho e como recompensa ganhei um monte de beijos e abraços! Então, acho que teremos panquecas amanhã novamente...



Tempo de preparo: 5 Minutos
Tempo de Cozimento: 20 Minutos
Rendimento: 8 Panquecas de 12cm de diâmetro

Ingredientes para as panquecas

150g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 ovo grande batido
200ml de leite
1/2 colher (chá) de baunilha (Opcional)
Óleo vegetal (Milho, canola ou girassol)

Para servir

Calda de Caramelo (butterscotch). - Você também pode usar: xarope de bordo (o famoso MapleSyrup), xarope de Milho (Karo) ou mel
1 Punhado de Morangos ou Framboesas (Opcional)

Modo de preparo

1. Peneire juntos em uma tigela a farinha, o açúcar, o sal e o fermento.
2. Abra uma cova no centro dos ingredientes secos, jute o ovo batido e metade do leite. Misture muito bem com um batedor (fouet), formando uma massa cremosa e homogênea. Adicione o restante do leite e a baunilha e misture novamente.
3. Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Tire o excesso. Coloque massa suficiente para fazer uma panqueca de 12 cm de diâmetro (Ou o tamanho que desejar - quanto menor, mais bonitinhas elas ficam) e deixe até formar bolhas na superfície e a panqueca estiver quase firme e dourada por baixo (Para mim foi por volta de 1 minuto e meio - mas pode variar). Vire-a com a ajuda de uma espátula e doure do outro lado. Passe para um prato e mantenha aquecido até terminar o resto. Sempre unte a frigideira com um pouco mais de óleo entre uma panquca e outra. (Se a frigideira for grande, pode-se fazer 2-3 panquecas por vez).
4. Sirva as panquecas quentes com a calda de caramelo (Ou xarope de milho/bordo/mel) e os morangos (Ou framboesas)

Dica: As panquecas fima mais saborosas se consumidas na hora; mantenha-as aquecidas num prato sobre uma panela de água quente enquanto prepara o restante.



Receita adaptada do livro: Viva sem Alergia da Alice Sherwood

21 comentários :

  1. Hummmm... Que delícia!! Eu sempre faço panqueca! É tão rapidinho e dá uma sensação de conforto...
    Ah, quanto as fotos, estou sofrendo um pouco, o Blogger edita de maneira toda errada quando faço o upload das fotos! Que raiva, menina!! Aí tenho que editar e deixar numa cor beeem forte pra conseguir o mesmo efeito que tenho aqui no computador.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. madre mia que cosa mas rica, un saludo angeles

    ResponderExcluir
  3. aaaai, essas panquecas sao minha mais nova mania!!! ate agora minha receita preferida é uma da nigella que leva ricota na massa, achei que foi a mais levinha e saborosa, mas com certeza vou provar essa tb.

    já vi o email, vou responde-lo com todos os detalhessss!ja estou ansiosa pela viagem! rsss

    bjos

    ResponderExcluir
  4. É uma das melhores opções para um café da manhã ou como sobremesa, servida com sorvete. Mas a ocasião pede algo quente, pois a temperatura aqui está abaixo de 10°.
    Já publiquei uma receita que leva farinha láctea e banana e fica deliciosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. NUNCA FIZ MAS VENDO ESTAS FIQUEI COM VONTADE DE FAZER, FICARAM LINDAS E COM MORANGOS ...DELICIOSAS.BJS

    ResponderExcluir
  6. Tem um aspecto fantástico estas panquecas e cairiam bem a qualquer hora hummm, obrigado por partilhares a receita e as fotos estão o maximo. Beijos e boa semana para ti.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha amiga,um aspecto fantástico e como sempre fotos maravilhosas,jinhos amiga

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Stef!
    Que coragem a sua de sair da cama direto pra cozinha viu!!! Se no calor já me dá preguiça, imagina com esse frio de geada que está por aqui!!!
    Mas olha, suas panquecas ficaram tãooo lindas que atê me animei e fiz uns cup cakes de chocolate ontem, até o marido enjoado comeu 3 :)
    Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ta! Que estranho isso que acontece com você...comigo o editor do blog é super tranquilo, não modifica a qualidade das fotos não...a única coisa que ele faz e eu não gosto muito, é que ele não redimensiona as fotos quando quero maiores. Ele não sabe comprimir ela para um formato bom...enfim, o jeito é pesquisar e achar uma solução...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Karlinha!

    Que diferente essa receita com ricota. Eu até tinha uma receita da Nigela para comparar com essa que fiz, mas preferi a do livro da Alice mesmo...essa de ricota nunca vi, mas deve ser deliciosa mesmo. Se puder, manda que eu testo também.

    Quanto a viagem, eu estou procurando nos meus arquivos o voucher do hotel...então lá você vai ter todas as infos...mas acho que por ser em julho (Altíssima temporada) os preços não vão estar tão bons...mas pelo menos o câmbio está a seu favor...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gina!

    Que delícia, temperatura abaixo de 10 graus! Eu adoro tempo friozinho assim!
    Obrigada pela dica, vou lá no Naco Zinha dar uma olhadinha na sua versão e testar...o Amor adora bananas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi São!

    Obrigada pela visita e pelo carinho! Elas realmente são deliciosas! Se fizer depois me conta como ficou, ok?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mariana!

    Obrigada Querida! Muito fofo o seu comentário!
    O que eu mais gosto dessas panquecas é que elas agradam a todos e são tão rápidas de fazer...ou seja, o café da manhã perfeito!

    Beijocas e uma excelente semana para você também!

    ResponderExcluir
  14. Oi Belinha!

    Obrigada pela visita e pelo carinho! Se puder teste a receita...pois as fotos não fazem justiça!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Oi Pri!

    Hahahaha, o marido enjoado, é?
    Olha, hoje vou fazer bacalhau...tô pensando naquele risoto que você testou outro dia. Será que se tirar o tomate seco fica bom?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. stefania, a receita peguei nesse blog aqui ó:

    http://kindineosonho.blogspot.com/2010/05/panquecas-de-ricotta-da-nigella.html

    pouquissimos ingredientes, eu particularmente jogo tudo no liquidificador, não suja quase nada e o resultado sai bom igual.

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Stef!
    Na receita original era alho poró, eu que mudei pra tomate seco pra ele não ficar tão "branquelo". Com certeza pode colocar outra coisa ou deixar sem nada! Daí capricha no cheiro verde, né? Depois me conta!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Pois é Karlinha! Também achei super simples de fazer...quando tiver ricota em casa eu vou testar!

    Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  19. Oi Pri!

    Opa, nunca cozinhei com alho poró, acredita? Será que chegou a hora? Hoje já vi que não vai rolar por que vou ficar presa no trabalho...mas amanhã eu te conto depois do almoço.

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...