quarta-feira, 21 de julho de 2010

Frango em Crosta de Ervas sobre Cama de Lentilhas de Puy

Ahh, eu não quis sair da França não. Embora a gama de receitas para quem está de dieta seja grande, sempre é bom dar uma olhadinha no que cada região tem a oferecer, não é? E foi o que fiz, hoje fiquei na região do Haute-Loire (Centro-Sul da França), mais especificamente em Puy-en-Velay, onde é produzida a lentilha mais conhecida e consumida na França, a Lentilha de Puy.

Mas que tipo de lentilha é essa? De nome e formato diferente daquelas que estamos acostumados a comer. Bom, a Lentilha de Puy foi o primeiro legume francês a adquirir o status AOC (Appellation d'origine contrôlée), ou seja dever ser produzida sobre regras rigorosas e apenas naquele tipo de solo e clima. Esse tipo de lentilha tem, além do seu sabor e qualidade superior, altos níveis de proteínas e baixo teor de carboidrato, ou seja, excelente para quem está de dieta como eu :-). Ela é muito usada como guarnição pelos chefs famosos e também muito saboreada pelos franceses como comida simples e rústica. O que isso quer dizer? Dá para fazer lentilha desde aquele prato mais chic, até aquele do dia-a-dia. Legal, né?

Nesse aspecto há tantas receitas quanto fãs desse tipo de legume. É tão apreciada na França que foi criada uma confraria de apreciadores de tal iguaria (www.confrerie-lentilleverte-dupuy.com ), pode?

Bom, mas além de ser um tipo de comida Francesa, por que afinal de contas eu resolvi fazer? Ahhh, por que a minha despensa não estava muito recheada e a primeira coisa que vi quando olhei foi esse potinho repleto dessa deliciosa lentilha. Então, com a guarnição já em mãos eu precisei apenas olhar a geladeira e ver belas coxas de frango a disposição. O modo de preparo surgiu imediatamente, principalmente por que eu tinha acabado de molhar minhas ervinhas e seria uma ótima idéia usá-las nessa preparação. E tenho que admitir que foi uma excelente idéia por sinal. Ficou um prato simples, mas com um sabor super especial e que me lembrou bem como é bom fazer frango assado...principalmente um bem temperadinho como esse, tudo de bom!

Espero que vocês gostem tanto dessa receita com eu...e também espero que provem a lentilha, realmente vale a pena! Mesmo que seja apenas na ceia de ano novo...dizem que dá sorte, dinheiro e fartura...não custa nada tentar, não é mesmo?

Ah, já ia esquecendo...já emagreci 1kg em 1 semana...tô super, ultra, hiper, mega motivada para continuar a dieta! Yuupppiiiiii!


Tempo de Preparo: 20 Minutos
Tempo de Cozimento: 40 Minutos
Rendimento: 1 Porção

Ingredientes para o frango

2 Coxas de frango grandes
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (chá) de Mostarda Dijon
½ xícara de pão ralado fino
½ colher (chá) de salsinha picadinha
½ colher (chá) de alecrim picadinho
½ colher (chá) de tomilho picadinho
½ colher (chá) de manjericão picadinho
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Ingredientes para as lentilhas

½ xícara de lentilhas de puy (se não tiver use a normal) deixadas de molho por 1 hora em água fria
2 ½ xícaras de água
1 colher (sopa) de cenoura picadinha a brunoise (picadinha em pequenos cubinhos)
1 colher (sopa) de salsão picadinho a brunoise
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 folha de louro
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Em um prato fundo, misture o pão ralado com as ervas picadinhas e o queijo ralado. Reserve. Lave e retire o excesso de gordura do frango, tempere-o com sal e pimenta e passe em cada coxa a mostarda. Depois passe as coxas na mistura de pão ralado, ervas e queijo. Coloque em uma assadeira e leve ao forno até dourar, o que vai levar aproximadamente 30 a 40 minutos.

2. Enquanto o frango assa, prepare as lentilhas. Leve uma panela ao fogo médio e refogue a cebola com a cenoura e o salsão por aproximadamente 5 minutos. Acrescente as lentilhas e refogue por mais alguns segundos. Acrescente a água e a folha de louro, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 a 40 minutos, ou até que as lentilhas estejam cozidas. Tome cuidado com o ponto, essas lentilhas são mais tenras do que as tradicionais. Se deixar cozinhar demais pode virar purê.

3. Para servir, faça uma camada de lentilhas no prato e por cima coloque o frango. Decore com ervas e um fio de azeite sobre o frango. Sirva imediatamente.

17 comentários :

  1. Stefânia! Parabéns pela dieta e por já ter perdido quilinhos! =) Eu já já chego lá!
    Qto ao frango... nham nham. Deve ter ficado uma delícia! Tenho certeza! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel!

    Pois é, o Ale também perdeu, acredita? Estamos firmes e fortes! O Frango ficou tudo de bom mesmo!
    E a sua dieta, tá seguindo?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Parabébs pelo kilo que você emagreceu..Alimentar-se melhor é um exercicio diário, nada muito radical e a aparência da comida ajuda muito mais.Comer tem que ser um ritual de prazer para os olhos e paladar. Lendo alguns livros sobre alimentação saudável você percebe que a apresentação do prato influencia e muito na hora da degustação(nossa usei uma palavra bonita rs)
    Adoro ver suas receitas, não só porque parecem gostosas mas eu me sinto muito chique e europeia heheheheheh
    Beijosssss
    ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Mas esssa sua dieta ta mto chique, td dia tem comida gostosa, acho q vou começar a jantar ai viu!!! rsrsrs
    Parabéns pelo quilo pedido, eu tb já perdi um semana passada, essa ainda não me pesei (me controlo pra subir na balança só um dia na semana) :)
    Acho que o pior da dieta é comer fora né? Mtas tentações, esse fds tenho várias festinhas, daí sim temos q testar a força de vontade!!!
    E essa lentilha, adorei!
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, eu sou doidinha por lentilha - adoro! Que delícia de prato!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!

    hahaha, adorei o seu comentário! Se sente chic! Adorei mesmo!
    E quanto a alimentação, e suas palavras bonitas (não pude deixar de perceber...), concordo sim! A apresentação já é meio caminho andado...até por que fazer dieta não é a melhor coisa do mundo, não é?

    Beijocas e ótima semana para você também!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri!

    Pode vir sim, vai ser ótimo te receber! Mais vem de avião, é mais rápido...rsrs
    Então menina, tem que caprichar nos pratos, senão a vontade de comer hamburguer (que já está grande) invade minha vida. rsrsr
    E concordo com você, comer fora é super complicado, por isso que estou indo em casa almoçar. Além de não saber como alguns pratos são preparados, comer fora é realmente uma tentação difícil de segurar.

    Festinha no fim de semana! Oba! Posso ir também?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia!

    Seja bem vinda! Que bom te ver por aqui!
    Eu também adoro lentilhas! Na verdade aprendi a comer a pouco tempo pois minha mãe não fazia em casa...quanto tempo perdido, né?

    Beijo grande e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Ste, adorei essa receita! eu adoro lentilhas...dias atrás fiz uma sopinha de lentinha que o Ti ama. super simples. Adorei a crosta do franguinho! Parabéns pelo kilinho perdido! força aí! bjao

    ResponderExcluir
  10. Humm... Deve ter ficado maravilhoso esse frango hein! As fotos ficaram lindas demais! Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. OI Fe!

    Que legal! Eu também adoro sopa de lentilha! Manda a receita...
    A crosta do franguinho ficou ótima, viu? Acho que dá para tentar até com outras carnes, deve ficar tudo de bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula!

    Obrigada querida! O frango ficou bom mesmo...a lentilha combinou super bem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Stefânia,
    a lentilha daí é ainda menor?! Muito bonitinha! E parece ter ficado uma delícia :)
    Adorei as fotos!
    bjs,

    ResponderExcluir
  14. Oi Déia!

    Ela é pequenina sim, menor que aquela que estamos acostumados!
    E ficou uma delícia mesmo, viu! A combinaçào foi super feliz!

    Obrigada pelo carinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Stefânia!
    Que lindo o seu blog, como você mesma disse que adora descobertas, foi uma descoberta maravilhosaachar o seu blog. Estou babando com as receitas, tudo muito lindo!
    Adorei esse porque estou com umas lentilhas encalhadas lá em casa porque ninguem da minha familia gosta. Vou fazer essa amanhã sem falta e te mostro o resultado. Mais uma vez parabéns com o blog. Comecei o meu a pouco e ainda estou aprendendo, se tiver curiosidade acesse www.tricotandonacozinha.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Sarah,

    Que comentário mais lindo e fofo! Adorei de verdade!

    Obrigada pelo seu carinho e pela visita. Também já estou de olho nas suas receitinhas, viu?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Stefânia!
    Finalmente pude fazer essa receita maravilhosa, dá uma conferida! http://tricotandonacozinha.blogspot.com/2011/11/lipovetsky-vinho-lps-e-frango-em-crosta.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...