sábado, 3 de julho de 2010

Brigadeiros de Festa?

Tudo indicava uma festa para sexta-feira. A ansiedade me fez sonhar muito com esse dia...seria um sinal? Seria um show de bola? Esse era o meu pressentimento (e acho que da maioria dos brasileiros, ou pelo menos de quem assistiu o jogo conosco - Eu, o Amor, o Rafael e a Carol).
Mas quando você pensa em festa o que vem a sua cabeça? Bolo? Docinhos? Presentes? Ou seria brigadeiro?! Isso! Para mim brigadeiro é sinônimo de festa! É o rei dos docinhos! Não tem quem não goste, não é?!
Pois bem, com esse bom pressentimento, e com a idéia que seria uma festa após o jogo. Eu decidi que esse momento merecia belos brigadeiros. Sim, isso seria o ideal! Mas como minha cabeça é inquieta e quero sempre testar novas idéias, eu queria inovar! Dessa vez eu sairia um pouco do tradicional e tentaria surpreender o Amor e os nossos queridos amigos.
Mas como era jogo do Brasil, por que não fazer brigadeiros verdes e amarelos? Seria perfeito, não?! Então ficou decidido que seria um brigadeiro de limão siciliano com pistache, outro de maracujá com amêndoas e o tradicional brigadeiro de chocolate, só que dessa vez foi brigadeiro de chocolate meio amargo.
Bom, dei uma olhadinha na despensa e o que faltou o La Palma forneceu.
Todos ingredientes a mão, hora de ir para a cozinha! Comecei pelo de chocolate. Muito rápido e fácil de fazer! Ok, menos um. Vamos para o segundo, limão siciliano. Também muito rápido...mas como sou fã de limão siciliano, foi difícil não comer tudo antes de enrolar. Agora o terceiro, maracujá. Bom, não foi por falta de tentativa...fiz uma receita.. e ficou muito mole. Ok, não vou desistir. Vou tentar novamente. Segunda receita. Ficou excelente, mas muito  mole mais uma vez...na verdade o docinho não engrossou de jeito nenhum...tentei de tudo, mas não vingou! Nem sempre tudo vai dar certo, não é? Então me conformei e ficamos apenas com esses dois.
Como assistimos o jogo na casa dos nossos amigos, eu levei a maioria dos brigadeiros. Os que restaram foram para presentear a Bel e para deixar para os meus sogros que chegaram de viagem a tarde.
Os brigadeiros fizeram mais que sucesso, mas tivemos que esconder para não comer tudo durante o jogo.
Ah, e o jogo...eu não vou comentar aqui...as minhas lágrimas ontem já foram o suficiente para comentar o que senti após a nossa derrota.

Pelo menos nos restou a boa companhia e a deliciosa comida oferecida pelos nossos anfitriões. Pois assim como o brigadeiro de maracujá...nem tudo sai como queremos, não é?



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 30 Docinhos (30 para cada receita)

Ingredientes para o Brigadeiro de Limão Siciliano e Pistache

1 Lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (não substitua para margarina)
2 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate em branco ralado no ralo grosso
Raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
Pistache picado para cobertura (pode usar chocolate em branco ralado se não tiver pistache)

Modo de preparo

1. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio, mexendo sempre, o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até dar o ponto do brigadeiro. Retire do fogo, acrescente as rapas de limão e misture bem. Disponha em um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar.

2. Para montar, unte as mãos com manteiga sem sal (com pouca manteiga) e modele as bolinhas. Passe pelo pistache (ou chocolate branco) e disponha em forminhas de papel.



Ingredientes para o Brigadeiro de Chocalate Meio Amargo

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
8 colheres (sopa) de chocolate meio amargo ralado (Use um de boa qualidade. Eu usei um com 55% de cacau)
Raspas do mesmo chocolate usado na massa para cobrir os docinhos (Não use granulado normal, aquele hidrogenado. Use apensas chocolate de boa qualidade)

Modo de preparo

1. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio, mexendo sempre, o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até dar o ponto do brigadeiro. Retire do fogo e disponha em um recipiente untado com manteiga sem sal até que esfrie.

2. Para modelar as bolinhas, unte as mãos com manteiga e modele os docinhos. Passe pelo chocolate ralado e disponha em forminhas. Como sobrou um pouco do chocolate branco eu também cobri alguns brigadeiros com ele. O contraste dos chocolates ficou excelente.

Obs.: Use sempre chocolate de boa qualidade. Quando o chocolate é hidrogenado o sabor é muito afetado.
Não pare de mexer enquanto o brigadeiro estiver no fofo pois senão o fundo irá queimar e o brigadeiro não vai chegar no ponto desejado e você terá o sabor completamente comprometido.

10 comentários :

  1. Esse brigadeiro deve ficar divino, a tempos estou com vontade mas ainda não o fiz! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ste, brigadeiro aqui em casa é lei!!hauahuahua...bate "aquela"vontade de um docinho, pronto brigadeiro é a opção!!rs
    Adorei essa versão!! Vou testar!!
    Pena que o jogo não foi pra frente né amiga!? Momento mto triste ontem....aff...
    Fazer o que né!?
    Bjaozao Fe;)

    ResponderExcluir
  3. OI Beta!

    Fica divino mesmo! Tô até pensando em repetir a receita essa semana novamente...
    Quando puder pode testar que você vai adorar!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Feee!

    Nem fala, fiquei muito triste também! Agora o jeito é esperar mais quatro anos e torcer novamente, não é?!
    E o brigadeiro amiga, só ele para salvar mesmo...chocolate sempre salva, não é mesmo?

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Stefânia! Não sabia que você era torcedora de verdade! A sorte é que tinha os brigadeiros e a companhia pra consolar, hem?! Uma gracinha os docinhos arrumados na caixinha!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ai que delícias!!! Não tem como não ficar babando com estas gostosuras!!
    Bjuu
    Pri

    ResponderExcluir
  7. Fantásticos docinhos, Stefânia!
    SHOW de bolinhas doces!!!

    bjs,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita!

    Ah Amiga, eu adoro futebol sim...quando era criança, a minha mãe assinava uma revista de futebol para mim...e ficava vendo os jogos ao invés de brincar de boneca, pode?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!

    Poxa, obrigada! Mas agora eu que fiquei babando...que viagem linda que você fez, hein? Depois coloca mais fotos para nós vermos.

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  10. Rsrss...boa essa definição! Show de bolinhas doces, gostei!

    Obrigada pelo carinho Eliane!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...