quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Filet au Poivre



Hoje foi dia de prova oral de francês. Nesses dias de prova, eu passo o dia com o fone de ouvido escutando música, rádio...tudo que seja na língua francesa. Sei que devia fazer sempre, mas o fato de ser dia de prova parece que as expressões, os jargões...tudo fica mais presente na minha cabecinha. 
E hoje não foi diferente, cheguei no trabalho, fiz minha seleção de músicas...e voilà: La musique française pour moi! Je suis passionée!
Bom, e para esse quesito, música francesa, eu sou bem brega...simmmm, mas muito mesmo. Só ouço aqueles clássicos que meu professor acha mais que brega. O repertório de hoje incluiu Jacques Brel, para quem não conhece ele é o compositor da canção "Ne me quitte pas". Mas hoje eu queria as músicas mais alegrinhas...então a minha preferida foi "La valse a mille temps". E como eu adoro essa música, ela sempre me deixa mais alegre... difícil explicar o poder que a música tem sobre nós, não é? É simplesmente uma boa forma de fazer o meu dia melhor...

E por falar em deixar o dia melhor, essa receita alegrou e muito o meu dia. Por vários fatores, e é claro por ser preparada ao som do Jacques e por ser uma deliciosa refeição francesa. Ahh, e por ser rápida de fazer também e deliciosa. Como de costume, a Laura Calder me inspirou em mais essa receita...impressionante como tudo o que ela faz dá certo e é bom! Será que consigo chegar nesse nível? Bom, tentando eu estou...

E voltando a falar da prova, fui muito bem na avaliação. É claro que falei da culinária francesa como uma das minhas paixões...do prato de hoje? Não falei...mas sem dúvida ele não saiu da minha memória...



Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

2 Medalhões de filé mignon de aproximadamente 150g cada um
1 colher (sopa) de pimentas variadas (branca, preta e rosa)
3 colheres (sopa) de vinho tinto
Sal a gosto
1/4 xícara de caldo de carne
1/4 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo

1. Deixe as pimentas de molho no vinho tinto. Reserve.

2. Em uma frigideira aquecida, grelhe os filés de ambos os lados até atingir o ponto de sua preferência. Quando o filé estiver no ponto desejado, retire da frigideira e mantenha-o aquecido.

3. Na mesma frigideira, deglaceie o fundo com o caldo de carne e deixe ferver até que reduza 2/3 da quantidade, aproximadamente 2 minutos. Abaixe o fogo e coe as sementes. Acrescente as sementes na panela junto com o creme de leite. Deixe reduzir pela metade, acrescente a carne e deixe por mais 30 segundos.

Desligue o fogo e sirva imediatamente acompanhado de batatas assadas ou purê de batatas.

8 comentários :

  1. Stef, eu adoro a culinária francesa. Ontem fiz um Steak Tartar que vou postar em breve. O Filé ao Poivre sempre me encanta, adorei a simplicidade da sua forma de fazer, vou testar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga que prato luxo/simples esse!!! Amei!!
    Boa sorte na prova!!!(ou bonne chance)rs

    Bjao querida

    ResponderExcluir
  3. Esse prato se resume a uma palavra: LUXO!
    Meu Deus Stef!!!! Que delícia!!!
    E só por perguntar, onde vc faz francês??
    Estou adiando pra começar esse curso a séculos!!!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Adoro Musicas francesas, ouço muito Francis Cabrel e Carla Bruni, adoro Edith Piaf...Ah la vie en rose!!!E essa é a receita de fillet que mais gosto... eu estudei 2 anos na aliança francesa...e deixou saudades... bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!

    Nossa, que animada você! Nunca provei steak Tartar..deve ser tudo de bom!
    Adorei a semana do outback!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. OI Fe!
    Tudo bem Querida?

    Obrigada pela lembrança...deu tudo certo na prova...rsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!

    Obrigada pelo elogio Querida!

    Então, eu faço na Aliança Francesa de Brasília...é uma excelente escola.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!

    Nossa, também adoro o Cabrel, é tudo de bom! Sabe que essa foi a primeira vez que fiz esse prato? Também adorei!

    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...