sexta-feira, 24 de junho de 2011

Picadinho de Filet Mignon com Ovo Poché



Lembrar da minha infância sempre me faz pensar em pratos como esse. Aquela comidinha rápida que minha mãe preparava com todo o carinho e que nos proporcionava momentos de prazer a mesa. Acho que depois que sai de casa, minha nostalgia em relação a comida sempre me traz paz e me deixa muito feliz em pensar como passei minha infância e tudo que aprendi com minha mãe.

Hoje foi dia de folga do trabalho e acordei com vontade de comfort food. Além dessa idéia, fiz uma programação do dia em que os meus minutos estão de certa forma contados, e o almoço então foi peça chave para conseguir acomodar tudo o que queria fazer em apenas 24 horas...considerando é claro que queria acordar mais tarde, né? Ninguém é de ferro...

Bom, a receitinha não tem medida...mas vou tentar dar um direcionamento, ok?! É daquelas que fazemos no olho mesmo e vamos provando para saber o que precisa mais ou menos. Inclusive é um dos pratos preferidos do Amore, mas hoje infelizmente ele não pode almoçar em casa, então foi um almocinho apenas para mim e para minha tia que está aqui hoje. O bom é que pelo menos tinha uma parte da família comigo, e as lembranças em volta da mesa com minha família não ficou tão comprometida...sem pai e mãe, mas com todo o saudosismo que me dá em tais momentos.

Um lindo fim de semana para vocês!

Beijo, beijo!



Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 3 porções

Ingredientes para o picadinho

500g de filet mignon cortado em cubinhos
1 cebola grande picadinha
1 cenoura picadinha
1 dente de alho picadinho
1 e /12 colher (Sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 xícaras de caldo de carne
1/2 colher (Sopa) de mostarda dijon
1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o ovo poché

3 ovos inteiros
50ml de vinagre de vinho branco

Modo de preparo

1. Refogue a cebola com a cenoura no azeite até que fique bem cozida, mas sem dourar. Acrescente o alho e deixe refogar por mais alguns instantes. Acrescente o filet mignon e tempere com sal e pimenta (se for usar caldo de cubinho tome cuidado com o sal). Refogue muito bem até que a carne caramelize um pouco. Adicione a mostarda e o caldo de carne. Deixe reduzir um pouco. Misture a manteiga sem sal com a farinha na palma da mão (esse processo é chamado de beurre manié e serve para encorpar o molho), acrescente ao picadinho e misture muito bem. Quando encorpar desligue o fogo e corrija os temperos se necessário.

2. Para o ovo poché, leve uma panela de fundo grosso (de preferência triplo) com água. Quando estiver quente, mas sem ferver, adicione o vinagre. Quebre o ovo em uma tigela pequena. Com uma colher faça voltas na água (como se fosse um redemoinho) e quando quase parar de mexer coloque o ovo com cuidado no centro. Com a ajuda de uma colher envolva a clara sobre a gema, mas tome cuidado para não quebrar o ovo, ok? Deixe cozinhar por 4 a 5 minutos (para a gema mole, como da foto), ou um pouco mais se quiser a gema dura. 
Retire o ovo com cuidado e coloque imediatamente em uma tigela com água fria salgada. Se necessário corte as rebarbas que possam ter ficado na clara e coloque no picadinho para dar um pouco de sabor.

Eu servi com um arroz pilaf e foi um almoço perfeito!


5 comentários :

  1. Stef querida! Pago o maior pau para quem sabe fazer ovo poché! rsrs
    Amei sua refeição confort! :)
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de refeição!!! Fazer ovo poché é uma desafio, né... Mas esses dias vi uma dica mto válida pra "iniciantes" como eu em um blog... Fazer o ovo dentro de um plástico próprio para cozimento
    Assim, não tem como dar errado =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Apesar de curiosa para experimentar o famoso ovo poché, nunca tentei fazer em casa. O prato parece delicioso. Gostei muito.

    Publiquei hoje seu kibe no Chocorango.

    Um grande beijo,

    Talita

    ResponderExcluir
  4. Oi !! Que pratinho delicioso! Hummm comeria fácil agorinha mesmo! Com gostinho de casa né!! E ficou lindo! Agora ovo poché....eu num sei fazer, deve ser muito dificil né!rsrs Mas ficou divino!! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  5. Oi STef, passei pra dizer que testei essa delícia ontem, postei no blog e falei de vc,tah? Parabéns pelo lindo e apetitoso blog:)
    bjo grande
    Carol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...