domingo, 28 de agosto de 2011

Filet Mignon em Crosta de Castanha e Ervas



Sempre indago sobre minha constante necessidade de tentar algo novo. Por que muitas vezes simplesmente não me deixo entrar no universo onde tudo pode ser previsível? Por que essa idéia de sempre provar algo novo, algo que não conheço, algo que pode me surpreender? Bom, não que as coisas que já provei não haviam me surpreendido...mas muitas vezes me pego pensando em por que simplesmente não repetir, por que não usar a mesma idéia e ficar feliz com isso? Para que preciso sempre fazer um novo prato...mesmo sabendo que há inúmeros que já testei e foram 100% aprovados? Complicado isso que passa na minha cabeça...

Acho que até posso entender essa inquietude. O fato de ter conhecido poucos ingredientes na minha infância e adolescência, não ter acesso a inúmeras coisas que hoje fazem parte da minha rotina...ou até pelo fato de não ser tão curiosa, me deixam um tanto "apressada" por tudo que posso provar, que posso testar...que posso gostar? Bom, nem sempre pode ser assim. Principalmente num almoço de domingo...onde a única coisa que eu queria era não me preocupar em bolar algo novo, muito pouco ir atrás dos livros e buscar novas idéias...não, não! Hoje seria um almoço repetido? Bom, talvez não...mas não é nada muito diferente do que gostamos de comer e simplesmente nos fazem bem...gnocchi para o Amore e filet em crosta para mim...e feliz com a decisão, com inspiração e carinho parti para a cozinha afim de preparar uma comidinha assim...só para nós dois, só para nos agradar...

Depois do almoço fiquei pensando...seria isso uma mensagem que estou querendo comida de mãe? Biscoitinhos de Vó? Bom, não sei...mas sei que o ato de cozinhar nunca pode vir com neuras, com preocupações...senão não poderia assim dizer: isso é minha terapia! 

Beijos de uma moça com a mente viajante...bom domingo para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 a 3 porções

Ingredientes

3 Medalhões de Filet Mignon com aproximadamente 200g cada um
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva 

Para a crosta

1/2 xícara de castanhas do Pará picadinhas (eu piquei na faca mesmo)
1 colher (sopa) de queijo parmegiano reggiano ralado
1/2 colher (chá) de manjericão fresco picadinho
1/2 colher (chá) de alecrim fresco picadinho
1/2 colher (chá) de tomilho fresco picadinho
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Em uma tigelinha misture bem todos os ingredientes da crosta. Rerserve.

2. Passe azeite sobre os filets e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Leve uma frigideira (que possa ir ao forno) a fogo médio. Quando estiver quente, coloque os filets. Não precisa colocar azeite na frigideira, pois já colocamos na carne...isso evita que suba muita fumaça na cozinha enquanto você estiver grelhando a carne. Como nós gostamos de carne mais mal passada, eu deixei em torno de 1 minuto de cada lado na frigideira. Mas se quiser mais ao ponto, ou bem passada, deixe em torno de 2 minutos ou um pouco mais de cada lado.

3. Retire a frigideira do fogo, distribua os ingredientes da crosta, que já estavam misturados, sobre os medalhões e leve ao forno pré aquecido para terminar a cocção e tostar um pouco as castanhas. Eu deixei aproximadamente 4 a 5 Minutos, aqui vai depender do ponto que você quer a carne, ok? Mas não recomendo deixar muito tempo, pois o filet mignon é uma carne com pouca gordura...e se cozinhar demais tende a ficar seco. Depois desse período, retire do forno e deixe descansar por mais ou menos 3 minutos e depois sirva.

Servi acompanhado de um gnocchi com molho de queijo fontina e aspargos grelhados.

14 comentários :

  1. Que abuso, Stê. A-B-U-S-O!
    Fiquei com maior vontade de fazer, preciso só providenciar uma frigideira (se bem que se eu usar uma forma, pode rolar, não? sei lá).

    Ah sim, tb preciso providenciar o filé e todos os ingrê da crosta, hahaha.

    Ah, domingo, dia do pijama. Vou ficar só nas frutinhas e coisinhas que não exijam nada mais que apenas sair da cama, e voltar.

    Beijo, bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar uma Boa semana!
    Beijão JÊ!

    ResponderExcluir
  3. OI Quéroul! De volta a Terra Brasilis?

    Babu, claro que pode colocar numa forma depois...eu uso apenas uma frigideira por que tenho preguiça de lavar louça...coisa de preguiça grande mesmo...

    Sorte sua que está feliz com as frutinhas, meus pensamentos de gordo não me abandonam de jeito nenhum...mas eu chego lá!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jê!

    Uma linda semana para você, viu?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, esta carninha ficou deveras suculenta. A sugestão da crosta com castanhas, perfeita!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Queridex,

    Agora que sou chic, cof cof, e não preciso mais trabalhar, vou me dedicar ao fogão, kkk. E vou fazer suas receitas escândalo. Ai eu vou te contando, ok+++ Hj comprei uma máquina fotográfica, ai aproveito e tiro fotinhas para vc ver. kkk. Steff, como é filet em inglês, do you know++
    beijos,
    Queridex

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, que bom que gostou! A carne realmente fica bem suculenta e a crosta dá uma textura super interessante...com certeza vale a pedida.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. OI Queridex Chiquérrima! Adoro ter amiga assim!

    Baby, filet mignon aí na terra do Tio Sam chama: Beef Tenderloin...se for filet mignon de porco é Pork Tenderloin...

    Quero tanto ver as fotinhas das suas comidinhas, não deixa de mandar mesmo, viu?

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir
  9. Adoro mignon. A receita está maravilhosa e as fotos estão lindíssimas, parabéns!
    Ótima semana para você, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Stef,
    Esse seu filé me deixou com água na boca, realmente vc arrasou no prato... ainda bem que vc não se contenta com as mesmas receitinhas de sempre... sorte nossa... ;)
    Com certeza vou preparar pro maridão num jantarzinho beeem romantico...rs
    Bjiiim
    Dri
    PS: Sempre que comento do meu note tenho que colocar nome, nao sei pq ele nao aceita minha conta... vai entender...

    ResponderExcluir
  11. Stef,
    Ameeei esse seu filé, que luuuuxoooo! Vou reproduzir pro maridao, num jantarzinho beeem romantico, ele vai amar... depois te conto!!!
    Vc arrasou como sempre!!! As fotos estao lindiiiissimas!
    Bjiiim
    Dri Dauzacker

    ResponderExcluir
  12. OI Vivian! Obrigada!

    Se você gosta de filet essa receita também vai fazer sucesso com você.

    Beijos e boa semana para você também!

    ResponderExcluir
  13. Ai que chic, Dri! O prato ser estrela de um jantarzinho romântico...amei!

    Beijosssss para você!

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz no ano novo, estou repetindo hoje. Foi um sucesso. Realmente uma delícia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...