segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cheesecake de Chocolate Branco e Framboesas



Nem tudo nessa cozinha são flores. Quer dizer, nem tudo fica perfeito. O que isso quer dizer? Bom, aqui também, uma vez ou outra o arroz queima, o bolo fica solado, o molho não fica encorpado, a carne não fica no ponto desejado, a cheesecake racha em cima...ou seja, como em toda cozinha, nem sempre tudo fica perfeito como agente gostaria, né? A boa notícia é que isso acontece muito pouco e assim nunca desanimo de tentar outra vez para garantir que tudo vai dar certo...persistência nunca foi um problema para mim quando estamos falando em cozinhar.

Bom, o fato é que justamente quando estou preparando algo que é importante e esperado acontece um desses probleminhas técnicos, sabe? Estava há dias pensando no que faria de sobremesa para o almoço de aniversário do meu sogro, imagina a pressão e concentração em fazer um docinho que combinasse com ele, com os convidados, com os pratos do almoço e claro, que me deixasse segura em fazê-lo. Fui de cheesecake. Na minha idéia, já que é uma sobremesa que fiz inúmeras vezes, daria tudo certo...ficaria perfeita! 
Mas óbvio que já que era um desafio, por que não inovar e fazer um sabor que nunca havia preparado? Idéia meio boba na verdade. Quando você quer fazer um prato para várias pessoas, não inventem, façam o que vocês tem segurança e certeza do resultado. Mas não, lá fui eu testar uma combinação nova...lá fui eu me arriscar. Ok, não tem muito mistério para fazer cheesecake, correto? Errado, tem vários detalhes e mistérios sim. A temperatura do forno, o modo de assar, a forma....ahhh, tudo isso influencia. Mas o item principal é a atenção aos detalhes, já que esses sim fazem a diferença. Como por exemplo assar no método adequado...

O fato é que ao ficar tão concentrada nos outros itens da receita, esqueci de um dos principais...não coloquei para assar em banho-maria e não me certifiquei que o forno estava na temperatura adequada. Resultado? O topo do cheesecake rachou...uma pena. O que fiz? Corri e preparei mais duas sobremesas. Esse brownie delicioso e esse sorvete de morango que virou um vício aqui em casa. Mas vendo aquela quantidade de bons e deliciosos ingredientes ali, todos juntos naquela torta com a superfície rachada...resolvi cortar uma delas e provar...e quando provei percebi que tinha sido uma ótima idéia inovar, a cheesecake ficou perfeita (em sabor, né?) e não, eu não poderia deixar de compartilhar isso com eles. Tratei logo de bater um chantilly, catei umas frutinhas na geladeira e voilá, não ficou linda...mas posso garantir que ficou deliciosa! Como comprovar? Os pratinhos de sobremesa sendo raspadinhos para pegar até o último pedacinho que foi servido...

Apesar do ocorrido, fiquei feliz em seguir minha intuição...e aprendi com todo o processo. Em uma outra oportunidade talvez eu não fique tão nervosa...mas tenho certeza que tentarei essa receitinha novamente, e sim, vou conseguir o visual que ainda está preso na minha cabeça....

Beijos para vocês e uma linda semana!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 1 Hora e 15 minutos
Rendimento: 10 Porções


Ingredientes para a base

200g de bolacha de leite e mel
2 colhees (sopa) de açúcar mascavo claro
90g de manteiga s/ sal derretida (deixe esfriar antes de usar)
3 colheres (sopa) de água fria

Ingredientes para o recheio

280g de framboesas frescas ou congeladas
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 xícara de água
2 colheres (chá) de amido de milho

2 xícaras de chocolate branco em gotas
1/2 xícara de creme de leite de caixinha (18 a 20% de gordura)
680g de cream cheese (eu usei o Philadelphia que tem maior teor de gordura)
1/2 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
3 ovos 
1 colher (chá) de pasta de baunilha (Ou extrato de baunilha)

Para decorar

Creme chantilly e frutas vermelhas

Modo de preparo

1. Prepare a base. Triture as bolachas no processador ou liquidificador e passe por uma peneira. Misture o açúcar com os bicoitos triturados e adicione a manteiga derretida e a água e misture bem. Unte o fundo de uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Pressione a mistura de bolachas e manteiga no fundo da forma e leve a geladeira enquanto prepara o recheio.

2. Dissolva o amido de milho na água. Coloque em uma panela as framboesas com as 2 colheres de açúcar e o amido de milho que foi dissolvido na água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais uns 3 a 5 minutos. Retire do fogo, passe por uma peneira e deixe esfriar.

3. Pré aqueça o forno a 170 graus. Prepare o recheio. Derreta o chocolate com o creme de leite em banho maria e deixe esfriar. Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar e o sal por aproximadamente 3 minutos. Acrescente os ovos, um a um, acrescentando o próximo apenas quando o anterior estiver incorporado. Adicione a baunilha e a mistura de chocolate, bata até que esteja homogêneo. Despeje metade do creme sobre a base de biscoitos, regue com 4 colheres (sopa) da calda de framboesas, complete com o restante da massa e distribua mais 4 colheres (sopa) da calda de framboesas. Passe a ponta de uma faca sobre a superfície para conseguir um efeito marmorizado. Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora de 15 minutos (Foi aqui que eu errei...coloquei direto no forno, não façam isso, ok?), ou até que o centro esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira e deixe por 1 noite.

4. Para desenformar a cheesecake. Aqueça ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo). Forre o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas). Passe o cheesecake para o prato final, virando-o.

5. Decore a gosto e sirva gelado com a calda que sobrou.

Eu também fiz essas duas deliciosas receitinhas:
Sorvete, tudo de bom, de morango
Brownie


A foto do interior eu vou ficar devendo, mas como sei que vou preparar essa receitinha novamente...pagarei a dívida logo logo, ok?

13 comentários :

  1. Ficou lindo! Imprevistos acontecem mas cozinheira boa tem jogo de cintura para consertar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda sua sobremesa! Deve ser divinal de sabor. Geralmente os meus desastres na cozinha ocorrem quando há convidados e amigos para e refeição...lá está, por tentar sair da zona de conforto e querer experimentar coisas diferentes. Mas não acho que isso seja tão ruim assim, aprendemos com erros e por vezes temos surpresas maravilhosas.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Querida visito hoje pela primeira vez seu blog e estou encantada, tudo é perfeito. Fico sua seguidora para ver sempre suas receitas.

    Beijinho

    Visita-me também.

    ResponderExcluir
  4. ai que deliciaaaaaaa :))

    ResponderExcluir
  5. ficou muito bom e bonito parabens beijinhos

    ResponderExcluir
  6. NINGUÉM DIRIA O QUE SE PASSOU , PORQUE VOÇÊ O TRANSFORMOU ...FICOU LINDO...PERFEITO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Se o errado ficou gostoso, imagina no dia em que tudo sair perfeito... além da receita, adorei o texto! ;)

    bjos.

    ResponderExcluir
  8. Vc contornou bem a situação, niguém percebe que ficou rachado, e está lindo, e o mais importante é que o sabor foi aprovado!!!Fiz sua torta trufada com frutas vermelhas em versão mini, publiqueri essa semana no blog, ficou deliciosa!!!
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Stefânia, lindíssima sua receita! Deve ter ficado simplesmente divino, parabéns!
    (ótima ideia para consertar o pequeno problema no topo da chessecake, nem se percebe!).

    ResponderExcluir
  10. Ah, qual o tamanho da forma que você usou?

    ResponderExcluir
  11. Meninas Lindas! Obrigada pelo carinho e pela força...agora nem lembro mais que essa cheesecake rachou...rsrsrs

    @Vivian,

    Eu fiz em 2 formas de 18cm de diâmetro cada uma. Essa ficou um pouco mais alta do que a outra. Mas rende bastante, viu? Dá até para colocar em uma forma grande e depois fazer algumas individuais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que linda q ficou!! Se nao tivesse lindo, nunca imaginaria q tinha dado errado!
    O post é velho mas vou fazer hj!!!
    Vc chegou a fazer de novo?
    Fazer metade favorecera dará uma forma então

    ResponderExcluir
  13. Olá!! A receita é antiga mas tô querendo fazer hj!! Pelo q entendi essa receita dá 2 formas de 18cm né? Ficou mt linda!!! vc a fez de novo? alguma nova dica?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...