quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Red Velvet Cupcakes



É bem verdade que um dos meus locais preferidos em casa é minha varanda. Lá posso me sentar com um livro, uma xícara de chá, alguns biscoitinhos ou um pedaço de bolo...e assim poder contemplar pequenos prazeres que a vida nos oferece...como por exemplo o barulho e cheirinho de chuva, que teima em ser constante nessa época aqui em Brasília. Uma sensação gostosa de ficar em casa sempre toma conta de mim...e penso sempre, minha casa é o meu lugar preferido no mundo! Disso não há dúvidas!

Aprecio muito esse tempo que tiro para mim, me lembro como pequenas coisas me deixam feliz e como tantas outras que achara ser importantes em algum momento distante da vida, hoje já não fazem tanto sentido. O famoso ato de amadurecer, não? Sim, é assim que você aprecia o que realmente vale a pena e por fim, deixa para trás o que já não agrega tanto valor. E por mais que minhas reflexões nesses momentos, sentada na varanda e contemplando a natureza, sejam as mais profundas possíveis, sempre paro e agradeço por isso. Agradeço poder ter momentos assim...onde apenas a companhia dos meus pensamentos é suficiente. Simples minutos, ou quem sabe horas, onde realmente percebo o quanto sou feliz.

Red Velvet Cupcakes...com um intenso vermelho, textura aveludada, a perfeita harmonia do delicado creme com a massa em pequenas porções são um perfeito acompanhamento para dias assim, não me fazem querer nada diferente...tudo se completa!

Beijos para vocês e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 12 a 13 minutos (Para a forma de mini-muffins)
Rendimento: 48 Mini Muffins (eu fiz meia receita e consegui 24)

Ingredientes da massa

2 e ½ xícara de farinha de trigo
1 e ½ xícara de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (eu usei fermento em pó)
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos inteiros
1 xícara de óleo de semente de uva (Pode substituir por canola ou girassol)
¾ xícara de buttermilk* em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de corante vermelho comestível
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Ingredientes da cobertura

2 xícaras de açúcar de confeiteiro
225g de cream cheese em temperatura ambiente
½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Distribua as forminhas de papel na forma de muffins e reserve.

2. Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Junte ao açúcar e misture bem. Em outro recipiente, junte os demais ingredientes e misture com a ajuda de um fouet. Comece a juntar as duas misturas, intercalando os ingredientes secos e os líquidos, começando com os ingredientes secos e terminando com os secos também. Distribua a massa nas forminhas preparadas, tomando cuidado para não encher mais do que ¾ da capacidade da forminha.

3. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 13 a 14 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire do forno, retire os cupcakes da forma e deixe esfriar sobre uma grade.

4. Para a cobertura, misture todos os ingredientes e bata na batedeira, como acessório tipo raquete, por mais ou menos 2 minutos. Quando os cupcakes estiverem frios, decore com a cobertura.

  

21 comentários :

  1. Oi Stef,
    Que post mais gostoso, pude sentir o cheirinho da chuva e o aroma do chá...rs
    Seus bolinhos ficaram perfeitos, nunca provei desses, mas já até salvei a receitinha de um que a Cinara fez, qq dia vou testar, no momento estou naquele compromisso com a beleza...kkk
    Bjooo e boa quinta pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!

      Sabe que essa receita é muito parecida com a Cinara? Até olhei a dela...mas essa era só misturar tudo e pronto, daí me conquistou...rsrsrs (preguiça???).

      Querida, e a dieta? Firme e forte?

      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Ficaram lindos!!! adoro essa combinação de coloração....é um cupcake clássico, que sempre merece ser revisitado!!!perfeitos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Cíntia! Os clássicos são sempre os clássicos, não é mesmo? Imbatíveis!

      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  3. Olá Stefânia,
    Não sei se gostei mais da receita ou do que vc escreveu.
    Na dúvida fico com os dois.
    Adorei!
    Um bj!
    Sandra nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que adorei o seu comentário, viu Sandra?

      Beijos e obrigada! Bom fim de semana para você!

      Excluir
  4. Olá Stef, a menina-mulher de uma grande beleza interior!!!

    Pausa:... ainda suspirando depois desse post inspirador... =)

    Cada dia que passa me identifico mais com você! =)
    Adoro ler os seus posts e descobrir os seus valores. Podemos perceber através das suas palavras, toda a sua simplicidade e sinceridade...

    Você é uma grande pessoa! Fico muito feliz em saber, que ainda há no mundo pessoas que dão importância à alguns valores que hoje estão fora de moda ou em desuso.
    Como é bom ser grata à vida, não? É por isso que esses cupcakes tem um sabor ainda mais gostoso! Fiquei tentada a testar. Só preciso providenciar o corante...

    Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô indo correndo para aí...só para te dar um abraço apertado, viu?

      Obrigada pelo carinho, por sempre estar por aqui e claro, por comentários tão lindos e que me deixam emocionada!

      Querida, saiba que a recíproca é verdadeira e também me sinto aliviada por saber que no mundo existem pessoas tão verdadeiras quanto você! Beijo bem grande!

      Excluir
  5. FICARAM LINDOS,APETECE COMER....UNS QUANTOS POIS NÃO FICARIA SATISFEITA APENAS COM UM.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bonitinhos, né São?

      Fico feliz que você tenha gostado! Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  6. Oi, querida! Sabe que tu traduziste em palavras aquilo que há horas eu necessito fazer! Ficar comigo mesma...mas já me conformei que por enquanto, com as crianças pequenas é praticamente "quase" impossível! E a companhia para este momento foi escolhida a dedo heim,amiga! Estes bolinhos estão divinos...aquela 1ª foto então...nossa...dá vontade de colocar a mão no monitor e pegar...perfeita! Nota 11!!! Bjkas 1000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Ana, acho que é justamente isso, sabe? Curtir enquanto posso...por que depois que virem os pequeninos...hummm, o tempo vai ser todo deles, né?

      E olha, fica com vontade não...faz aí para os seus lindinhos e depois me conta como ficou, tá? Beijosss!

      Excluir
  7. Ficou demais esse rede velvet, uma vez eu fiz mas não curti muito, agora com certeza vou fazer novamente com essa receita! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!

      Esse fica bem bom e com um visual bem legal! Depois me conta como ficou, tá?

      Beijos!

      Excluir
  8. Perfeito viu, Stefânia! Seu texto me fez sentir saudades do tempo em q morava ai....suas fotos fazem termos vontade de pular na tela do pc...hehehe...bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Sara! É bom quando agente se identifica com algo, né?

      Beijos e obrigada pela carinho! Ahhh, e quando vir por aqui será mais que bem vinda, viu?

      Excluir
  9. Stêfania, parabéns pelo blog!!! Os seus posts são realmente uma inspiração.
    Deixe-me fazer uma pergunta de principiante: como você colocou a cobertura nos cupacakes? Ficaram impecáveis!! Foi com saco de confeitar?
    Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário e pelo carinho, muito fofo, viu?!

      Querida, eu usei um bico liso e com a ajuda do saco de confeitar eu coloquei a cobertura.

      Desculpe a demora em responder...mas espero ter ajudado!

      Beijos!

      Excluir
  10. Acordei em um sábado ...Com carinha de chuva em pleno Outono de Brasilia , li seu post ....Vou agora levantar e fazer esta receita , depois contemplar com o que a vida tem de melhor : Uma musica e uma poesia ...Neruda ...Boa pedida ...

    Adorei muito seu blog e já vou adicionar nos favoritos, você é um encanto de pessoa ...Beijos

    ResponderExcluir
  11. Stefânia, querida! Que receita maravilhosa! Aliás, adoro seu blog!
    Queria só te fazer duas perguntinhas: essa receita já está como "meia receita"? E o buttermilk? Como faço?
    Obrigada e parabéns! Bjs

    OBS: Saudades de mais receitas...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Debora! Tudo bem?

      Então, para o buttermilk é só você colocar 3/4 colher (sopa) de suco de limão e completar os 3/4 xícara com o leite, deixa descansar 10 minutinhos e já pode usar, ok?

      A receita que publiquei é normal, para fazer meia receita é só dividir, ok?

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...