sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Salmão com Salsa de Manga


Ando pensando bastante sobre todas as mudanças que aconteceram em minha vida nos últimos anos. Não necessariamente apenas as mudanças que envolveram algum deslocamento. Sim, mudei de cidade e mudei de país. Mas, além disso, me adaptei a uma nova cultura, a um novo clima, me comunico diariamente em outro idioma e mudei de hábitos. E é esse último item que tem feito muita diferença no meu dia-a-dia. Não que os outros não façam diferença...eles fazem sim! Mas meu processo de adaptação foi tão tranquilo que nem parece que fazem apenas 2 anos que estamos aqui, é como se eu já morasse aqui há muito tempo. Me sinto parte de tudo que está ao meu redor e isso não tem preço!

Bom, mas voltemos as mudanças de hábito, pois elas foram enormes. Caminhar, por exemplo, virou parte do meu quotidiano. De fato eu caminhava antes de mudar para cá, mas aqui é diferente! Devido a falta de segurança em Brasília, eu acabava optando por fazer a maior parte das minhas atividades com o carro, mesmo uma visita ao supermercado da quadra era feita sob quatro rodas caso já estivesse escuro...e vamos combinar que dependendo do ano, já é noite por volta das 18h, não é mesmo? Aqui não é bem assim. Eu só não vou a todos lugares caminhando quando é muito longe...e longe quer dizer algum lugar que fique a mais 4km de distância, ou quando a temperatura não me permite ficar muito tempo exposta - como nos dias mais frios do inverno, caso contrário eu vou de transporte público e em último caso, vou de carro. Adoro conhecer minha cidade a pé! Sempre acabo descobrindo um novo detalhe ou me encanto mais com o que já vi. É sempre recompensador! 
Esse novo estilo de vida certamente faz uma ligação a outra mudança de hábito, que é não me sentir insegura ao sair de casa. Sabe aquele "alarme" que temos ao sair de casa? Aquele de ficar olhando para os lados, segurar bem a bolsa, não usar o celular no transporte público ou até mesmo o computador, não estacionar o carro antes de verificar se está tudo "tranquilo"? Pois é, aqui eu não me preocupo com isso...é até engraçado, acho que já desliguei todos os "alarmes" e é bem comum eu ir a parques a noite, andar pelas ruas sem muita iluminação, usar eletrônicos, entre outras coisas ao ar livre sem preocupação nenhuma. Decerto essa foi uma das melhores coisas que ganhei com minha mudança de país...a minha liberdade de ir e vir sem me preocupar se vou ser assaltada ou não!
Além disso, uma outra mudança pode até parecer estranha e eu realmente não esperava que aconteceria comigo, mas o fato é que fiquei muito menos consumista. Calma, vou explicar melhor. Há alguns anos atrás, sempre que eu fazia alguma viagem para algum país diferente, sempre acabava comprando muita coisa, principalmente de cozinha. É bem verdade que eu já saia do Brasil com uma lista grande de tudo que eu queria comprar e no fim, acabava voltando com muito mais "coisas". O fato é que eu pensava que após a mudança eu teria muito mais coisas, já que eu poderia comprar a qualquer momento e não precisaria concentrar essa busca a apenas alguns dias do ano...mas a verdade é que aconteceu o contrário! Tenho menos itens de cozinha, menos roupas, menos sapatos...menos "tralha" do que eu tinha antes. E eu vivo muito bem assim! Simplesmente percebi que não precisava de tudo aqui, até por que eu não usava tudo o que comprava. Lembram daquela máxima: "Less is more"? Pois é, tem funcionado bem para mim!

Enfim, muitas outras coisas mudaram na minha vida e eu até poderia fazer mais um porção de posts só para falar sobre elas, contudo uma das grandes mudanças é uma que estou vivendo agora. Estou tentando mudar minha alimentação e ser uma pessoa com hábitos mais saudáveis. Meu objetivo a longo prazo é desafiante, mas por hora decidi eliminar a carne vermelha da minha alimentação e estou adorando essa nova experiência! Já se passaram mais de 2 meses desde que comi o último pedaço de carne de vermelha e tenho optado por comer peixe pelos menos 3-4 vezes por semana e nos outros dias preparo uma refeição vegetariana. É impressionante como meu corpo tem funcionado melhor, tenho mais disposição e descobri vegetais e legumes que até então nunca tinha dado tanto valor! Enfim, é uma das mudanças que tenho curtido bastante e até agora estou extremamente satisfeita com o resultado.
Então seguindo a linha desse novo modo de vida, fiz esse salmão para meu almoço de ontem e eu simplesmente adorei a combinação do peixe com a salsa de manga. A pele crocante do salmão, que foi cozido ao ponto por fora um tanto mal passado no centro, contrastou perfeitamente com o frescor que a salsa trouxe. O toque do jalapeño fez toda da diferença na salsa e os aspargos e as favas foram o acompanhamento perfeito para esse prato que com certeza vai entrar para meu repertório de formas preferidas de servir salmão. O melhor de tudo é que foi feito em menos de 20 minutos e foi uma refeição bem saudável. Com certeza poderia comer esse prato toda semana! Ou seja, definitivamente aprovado!

Enfim, as mudanças por aqui foram muitas, mas o que não mudou foi a vontade de cozinhar e vir aqui contar um pouco do meu dia para vocês!

Bom, então é isso! O post acabou ficando muito longo, mas tem dias que a gente quer falar mais... 

À bientôt,
Stef



Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes para o salmão

2 postas de salmão, com pele, de mais ou menos 200g cada
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para a salsa de manga

1 manga, cortada em cubinhos
1 pimenta jalapeño, sem sementes, cortada em cubinhos
1/2 pimentão vermelho, cortado em cubinhos
1 cebola roxa pequena, cortada em cubinhos
Suco de 1 limão tahiti
Coentro a gosto
Sal a gosto

Aspargos e favas cozidos para acompanhar

Modo de preparo

  1. Prepare a salsa. Misture todos os ingredientes e reserve.
  2. Aqueça bem uma frigideira de fundo triplo. Tempere o salmão com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver bem quente, doure o salmão no azeite começando pelo lado da pele. Pressione o peixe contra a frigideira no início para que a pele fique em contato com o fundo da frigideira. Deixe dourar até que o peixe esteja com pele crocante e ainda mal passado por dentro, mais ou menos 2-3 minutos de cada lado (dependendo da espessura do salmão).
  3. Sirva o peixe acompanhado da salsa e dos aspargos e favas cozidos.
Bon appétit!






5 comentários :

  1. Que prato elegante e rico em sabores! Simplesmente fantástico! Parabéns pelo trabalho!

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Hummm... essa receita deu água na boca!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, seus pratos são maravilhosos! Já fizeste algum curso de gastronomia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?

      Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Sim, fiz um curso no Brasil em 2011.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...