quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Curry de Camarão com Leite de Coco


No último fim de semana me aventurei em uma viagem curta à um dos parques mais bonitos da região, o Parc de la Jacques-Cartier. Queria ver as cores de outono, sentir a água gelada passando entre os dedos, fazer novas trilhas e claro, entrar em contato com a natureza antes que tudo fique congelado e eu também! As idas ao encontro da natureza por aqui substituem um bom terapeuta e me deixam com uma leveza de espírito incrível. O contato com as árvores, o canto dos pássaros e a quietude que eu encontro em cada um dos parques da cidade são melhores do que muito divã por aí...são revigorantes e curam qualquer mal estar!


E quando eu penso em parque, é inevitável não associar esses passeios com alguma sessão de introspecção para tentar organizar minhas idéias.  É impressionante a necessidade que eu sinto de ficar sozinha com meus pensamentos de tempos em tempos - o que na verdade é bem interessante, diga-se de passagem, já que esse negócio de mudar de país te deixa muito mais sozinha do que o habitual uma vez que a maioria dos seus amigos estão longe e sua família também! Mas enfim, voltando aos passeios no parque. O passeio do fim de semana foi especial em diversos sentidos, a temperatura estava agradável, as cores de outono estavam lindas, eu estava rodeada de pessoas especiais e foi o nosso primeiro dia como residentes permanentes em terras canadenses! Pois é, agora eu e meu Amore somos oficialmente residentes permanentes e em 4 anos poderemos entrar com o pedido de cidadania canadense...é uma mistura de alegria e alívio, sabe? Foram 2 anos de processo, 2 vistos de residente temporário no caminho, muita angústia enquanto aguardávamos e seguíamos todas as etapas necessárias, muitos planos e muitas conquistas também! Então estar em meio a natureza e junto do meu Amore foi uma excelente forma de começar essa nova fase de nossas vidas e nos sentir parte disso tudo, nos sentir parte do país que escolhemos para viver. Caminhamos bastante, não tenho muita idéia do quanto: 6km, 7km, 10km...não sei mesmo, mas o que tenho certeza é que esse tempo, mesmo ao lado de outras pessoas, foi um momento meu, onde eu pude agradecer tudo o que já aconteceu conosco até agora e planejar quais serão nossos passos no futuro...um passeio sereno e desafiador, em todos os sentidos; mas definitivamente um passeio recompensador.





O retorno para casa foi tranquilo e dormimos como duas pedras depois de 2 dias intensos e grandes comemorações. Mas o que ficou marcado em meus pensamentos foi aquela sensação de pertencimento, de satisfação por ter atingido um objetivo tão almejado e de muita tranquilidade. Agora sim, tenho certeza que minhas próximas idas aos parques terão um gostinho mais que especial...estarei planejando os próximos dias do resto da minha vida, e isso não tem preço!

Beijos para vocês e boa quinta-feira!
Stef



Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
600g de camarões limpos
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola, cortada em cubinhos
1/2 colher (sopa) de curry em pó (eu uso Madras)
1 dente de alho grande, picadinho
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
200ml de leite de coco integral
1 pimentão vermelho pequeno, cortado em tiras
1/4 xícara de ervilhas 
3 cebolinhas, picada
1 punhado de coentro fresco, picado
Suco de 1/2 limão Tahiti
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino, aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure os camarões levemente. Não cozinhe demais, pois o camarão tem tendência a ficar borrachudo se cozido além do necessário. Retire os camarões da panela e reserve-os.
  2. Na mesma panela, em fogo médio, acrescente a manteiga e doure levemente a cebola juntamente com o gengibre ralado. Acrescente o alho picado e deixe refogar por mais ou menos 30 segundos. Acrescente o curry em pó e o leite de coco. Abaixe o fogo e deixe apurar por mais ou menos 15 minutos.
  3. Depois que o molho encorpou um pouco e os sabores ficaram mais apurados, devolva os camarões para a panela, adicione o pimentão, as ervilhas, a cebolinha  picada e o coentro picado. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 segundos, só para reaquecer os camarões e desligue o forno. Corrija os temperos e acrescente o suco de limão. 

Sirva acompanhado de arroz branco e uma salada verde.

Bon appétit!

Dicas:
  • Você pode substituir o camarão por frango ou algum outro peixe de sua preferência;
  • Esse prato aceita bem outros vegetais ou legumes em seu preparo. Eu gosto de colocar grão-de-bico, abobrinha, couve-flor, brócolis ou até bok choy. Use sua imaginação e adicione o que você gostar ou tiver na geladeira...esse prato aceita diversas variações! 


3 comentários :

  1. Tomei conhecimento do seu blog no domingo e ADOREI. Fantástico.
    É chef? O que faz tem uma qualidade excepcional.PARABÉNS.
    Continue pois eu também continuo a visitar esta cantinho.
    Adoro caril, como se diz na minha Terra....Moçambique.
    O camarão era mais que muito.
    Bjs
    Lena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena! Tudo bem?

      Que legal saber que você é nova por aqui! Obrigada pelas visitas e pelo comentário!

      Eu só cozinho em casa mesmo, só por lazer, não sou chef.

      Bom, espero revê-la por aqui!

      Beijos,
      Stef

      Excluir
  2. Adoro camarão e este tem um delicioso aspecto
    Lindas fotos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...